8 de junho de 2014

DSM 5: Quais as mudanças no diagnóstico do TDC?

O DSM - Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais - é um padrão de classificação desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria, que contém uma lista de critérios diagnósticos para cada transtorno psiquiátrico reconhecido pelo sistema de saúde dos EUA. É usado no mundo todo tanto em situações clínicas (ambulatórios, hospitais, clínicas e atenção básica), bem como em amostras populacionais. 

As mudanças nos critérios diagnósticos sugeridas em sua última versão (DSM-5) para o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) parecem esclarecer algumas questões quanto à sua identificação. Mas algumas dúvidas ainda permanecem, por isso mais estudos e pesquisas se fazem necessários.  Mas afinal o que mudou?


Confira as principais alterações abaixo:


CRITÉRIO A
DSM-IV: A performance nas atividades diárias que requerem coordenação motora estão substancialmente abaixo do esperado dada a idade cronológica e a inteligência medida do indivíduo. O transtorno pode ser manifestado por atrasos nos marcos motores (ex. andar, sentar, engatinhar) e por deixar cair objetos, por “desajeitamento” e pobre performance em esportes e escrita.

DSM-5: O aprendizado e a execução de habilidades motoras coordenadas estão substancialmente abaixo do esperado dada a idade cronológica e a oportunidade para a aquisição e uso da habilidade. Dificuldades são manifestadas pelo “desajeitamento” (ex. derrubar ou esbarrar em objetos) assim como lentidão e imprecisão da performance de habilidades motoras (ex. agarrar um objeto, usar tesoura, andar de bicicleta, etc).


CRITÉRIO B

DSM-IV: Os distúrbios descritos no critério A interfere significativamente no rendimento escolar e nas atividades de vida diária.

DSM-5: O déficit nas habilidades motoras descritas no critério A interferem significativa e persistentemente nas atividades de vida diária apropriadas à idade cronológica (ex. autocuidados) e tem impactos no rendimento escolar, produção acadêmica, atividades pré-vocacionais e de trabalho, lazer e diversão.


CRITÉRIO C

DSM- IV: Sem equivalente.


DSM-5: O início dos sintomas deve ocorrer no início do período do desenvolvimento.

CRITÉRIO D

DSM-IV: O distúrbio não é devido a uma condição médica geral (es. PC, hemiplegia, distrofia muscular) e não satisfazem os critérios para transtorno invasivo do desenvolvimentoSe o retardo mental está presente, as dificuldades motoras são maiores do que os normalmente associados com retardo mental.


DSM-5: Os déficits motores não são melhor explicados por deficiência intelectual (TDI) ou visual e não são atribuídas à condições neurológicas que afetam o movimento (ex. PC, distrofias ou doenças degenerativas.


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